5 Cartas de Intenção para Educação Infantil

Confira modelos prontos de cartas de intenção para Educação Infantil e saiba como construir a sua. Além de trazer experiências formativas, profissionais e pessoais relativas à área de forma objetiva, a carta de intenção para Educação Infantil prioriza as atividades e aspectos voltados ao desenvolvimento da criança de forma subjetiva, como a observação, o olhar e a escuta atentos, a participação e a ludicidade nas atividades.
 
É um documento onde o docente tem o seu protagonismo valorizado e apresenta as suas vivências e aprendizagens através dos registros informados.

No âmbito da Educação Infantil, a carta de intenção pode ser dirigida às crianças e às suas famílias, sendo elaborada no final do processo adaptativo das crianças no ambiente de convivência e aprendizado, refletindo as intencionalidades pedagógicas do Agente de Desenvolvimento Infantil(ADI).
 
Confira os modelos logo abaixo!
 

Cartas de Intenção para Educação Infantil

1. Carta de Intenção da Agente de Desenvolvimento Infantil F. R. S.

“O Agrupamento do Berçário I (BI) é formado por crianças com idade entre 3 meses até 1 ano.
 
As brincadeiras serão desenvolvidas para atender as especificidades de cada criança e estarão voltadas no Brincar, Educar e Cuidar.
 
O Brincar será considerado a forma privilegiada de nossa aprendizagem.
 
Todas as atividades referentes às áreas de conhecimento (Linguagens: Verbal e Oral, Matemática, Musical, Plástica e Expressão Corporal/ Meio Social/ Identidade e Autonomia) serão realizadas dentro do limite dessa faixa etária, a saber:

  • Exercitar movimentos de sentar-se com/sem apoio, arrastar-se em diferentes espaços do CCI, engatinhar, levantar, caminhar com apoio;
  • Ter contato com diferentes objetos; diferentes sons, diferentes materiais (tinta, massinha, gesso, argila, gizão de cera, etc), e texturas (lixa, papéis diversos, algodão, esponjas, etc);
  • Ouvir e Cantar Músicas;
  • Ouvir histórias;
  • Observar Ilustrações;
  • Manusear livros e revistas;
  • Explorar objetos (buscar, segurar, jogar, puxar, arremessar, arrastar, empilhar, encaixar, desencaixar);
  • Repetir e emitir gestos e sons;
  • Observar-se no espelho;
  • Exercitar movimentos de preensão em pinça;
  • Atender ordens simples em situações cotidianas (reconhecer seu nome quando for chamado);
  • Vivenciar situações de ausência e permanência de objeto/pessoas (esconde-esconde);
  • Familiarizar com o próprio corpo (Higienização – Escovação/Banho/Troca de fralda).

Estarei comprometida com o bem estar e desenvolvimento das crianças, buscando mediar sempre situações que as levem a alcançar em seu tempo e habilidades uma maior autonomia em relação ao adulto.
 
Bimestralmente será elaborado relatório de cada criança, que retrata sua evolução nos aspectos físico-motor, emocional, intelectual e social.
 
Este relatório será apresentado aos Pais/Responsáveis em Reunião com a ADI Responsável pelo grupamento, a fim de propiciar troca de informações. Esse procedimento é de fundamental importância, pois, permite identificar as conquistas alcançadas pela criança, bem como deficiências de aproveitamento provocadas por agentes afetivos ou saúde. Presta-se também a recomendar providências que conduzam à resolução de algum problema percebido tanto pela família quanto pela ADI.
 
Este relatório consiste em uma “Observação Diária” do desempenho da criança e de aspectos característicos de seu processo de aprendizagem, respeitando o desenvolvimento e explorando as possibilidades individuais.
 
Com a chegada de novas crianças no 2º Semestre, esse Agrupamento sofrerá por mudanças, portanto, as crianças que já estiverem cumprido com as Etapas de Desenvolvimento, deverão dar continuidade a esse Processo passando para um outro Nível de Agrupamento (Mini-Maternal).
 
Espero que 2013 tenhamos um trabalho em conjunto – CCI/Família para que as crianças do CCI possam atingir as expectativas aqui expressas.
 
Agente de Desenvolvimento Infantil F. R. S.”.

 
2. Carta de Intenções – MGII – C

Carta de Intenções – MGII – C
Professoras Camila e Liliane
São Paulo, 12 de março de 2020
 
Olá famílias,
 
Convidamos vocês para conhecerem a nossa turminha e fazermos uma inédita viagem diante do que pretendemos aprender e algumas informações do que iremos levar para compor e facilitar o nosso percurso neste ano letivo.
 
Nós percebemos que temos uma turma bem comunicativa, cheia de curiosidades e que aprecia bastante suas liberdades de escolha e ainda gostam muito da natureza. Eles exploram com encantamento todos os espaços, que sempre estão prontos para novos desafios e oportunidades. Tivemos o cuidado em buscar estratégias para, cada vez mais, dar significado e acompanhar as expectativas dos nossos pequenos e pequenas.
 
Durante o período de acolhimento e no decorrer dos dias, nossas crianças vêm nos dando pistas sobre seus interesses, preferências e necessidades. A partir daí, pensamos em projetos que venham contemplar tudo isso de maneira significativa.
 
Pretendemos instigar a curiosidade de nossos pequenos com movimentos e experiências corporais, circuitos, dinâmicas, resgate de brincadeiras tradicionais e danças culturais. Trabalharemos também com contação de histórias de diferentes maneiras para resgatar costumes e conhecer culturas. Daremos asas à imaginação explorando todos os espaços do nosso CEI com investigações para que possam interagir entre si e com o ambiente que os cercam. Pois acreditamos que será essencial para eles o brincar, atividades manuais e lúdicas, utilizando materiais diversos, que envolvam os cinco sentidos, afetividade, autonomia e autoestima. Essas descobertas fortalecerão as relações e auxiliarão na construção da identidade pessoal e social, incentivando o pertencimento ao grupo e valorizando as individualidades. Com isso, pretendemos ampliar seus repertórios quanto à criatividade, experiências sensoriais, expressões artísticas e cognitivas.
 
Diante de tantas expectativas para nosso ano letivo, contaremos com a colaboração dos pais e familiares na realização de pesquisas com atividades manuais, pesquisas sobre brincadeiras das infâncias, curiosidades culturais, danças e costumes.
 
Manteremos vocês informados e desde já agradecemos as autorizações e contribuições no decorrer do ano letivo.
 
Com carinho,
Camila e Liliane

 
3. Carta de Intenção para Berçário na Educação Infantil

Carta de Intenções Berçário II – CD
Professoras Adriana, Deise, Fátima e Patrícia
São Paulo, 13 de março de 2020
 
Queridos pais e familiares,
 
Por meio desta carta desejamos muito mais do que esclarecer nossas intenções relacionadas à educação e aos cuidados com seus filhos e filhas, desejamos deixar claro que estamos empenhadas e preparadas para criarmos juntos um laço de amizade, parceria e respeito ao longo do ano letivo.
 
Estaremos de braços abertos para acolher a todos, sejam pais ou crianças, já que o período de acolhimento é um momento repleto de expectativas de ambas as partes. Estaremos sempre à disposição para juntos, traçarmos um caminho com vivências significativas e de múltiplas aprendizagens.
 
Pretendemos resgatar em nossas atividades, experimentações com a natureza, tanto por meio da exploração dos espaços externos do CEI que nos proporcionam um ambiente maravilhoso de expansão natural, quanto com atividades que estimulem os cinco sentidos: olfato, tato, audição, paladar e visão. Também trabalharemos com rodas de conversas, histórias, atividades com diferentes materiais artísticos, tanto os tradicionais como os naturais.
 
Sabemos que as crianças são potentes, sujeitos de direitos e com autonomia e precisam – e devem –conhecer o espaço que ocupam na escola, sabendo-se pertencentes a este espaço. Essa autonomia será proposta por meio de diferentes atividades visando o desenvolvimento natural das crianças em escolher um brinquedo ou mesmo nos momentos de alimentação, no qual são estimuladas a manusear os talheres e experimentar todos os alimentos disponíveis.
 
Precisaremos, inicialmente, atuar em nosso espaço de pertencimento da sala, deixando disponíveis brinquedos, materiais heurísticos (materialidades de origem natural) e de largo alcance (recicláveis em geral), para que as crianças possam se familiarizar com eles e aprendam conosco e entre seus pares formas de manusear e explorar esses materiais, assim vão gradativamente criando suas próprias possibilidades de experimentação e aprendizagens, tendo como base os recursos intencionalmente e previamente selecionados.
 
Aos poucos, nosso espaço de referência será preenchido pelas produções das crianças, confeccionados pensando no que mais lhe encantam a partir das nossas observações de educadoras.
Nosso espaço se tornará um ambiente feito por eles e para eles, preenchido por suas produções infantis e um lugar que contará as vivências de nossas crianças: o que estão fazendo e o que estão descobrindo. Ambiente que contará a história da nossa turma.
Essa é nossa meta a seguir: educar, inspirar, ensinar e aprender juntos, encantar e deixar-se encantar com o que temos de belo em nossas áreas verdes, apegar-se aos detalhes que muitas vezes nos passam despercebidos.
 
Ter um olhar sensível que tente enxergar o que há no olhar de cada uma das nossas crianças. Acolher com amor o que estão pensando, reconhecer que trazem consigo sua própria bagagem de cultura e vivências iniciadas junto com seus familiares e, finalmente, saber ver, ouvir e respeitar as individualidades de cada um, de forma que consigam se ver como parte de um grupo. Um grupo diferente, mas com tanto em comum e com inúmeras descobertas por fazer.
 
Com carinho,
Professoras Adriana, Deise, Fátima e Patrícia.

 
4. Carta de Intenção das Professoras para a Turma

Carta de Intenção
MGI C
 
Querida turma,
 
Agora que já iniciamos o ano e foi possível nos conhecermos um pouquinho, vamos pensar sobre nossa caminhada no ano de 2019?
 
Embora sejamos as professoras, não detemos todo o conhecimento, este será construído junto, pois reconhecemos que vocês são protagonistas de suas próprias histórias e nós, mediadoras e incentivadoras dessa construção.
 
Queremos ajudá-los a terem confiança em si mesmos, criando um ambiente acolhedor em que todos participem e tenham suas especificidades respeitadas, desenvolvendo sua autonomia e potencialidades, sendo desafiados e incentivados a superar possíveis dificuldades.
 
Por meio das histórias lidas, contadas e vivenciadas desejamos que vocês desenvolvam o gosto pela leitura, alimentem a imaginação e que ampliem seu vocabulário, enriquecendo sua linguagem oral.
 
As brincadeiras farão parte do nosso cotidiano, seja na sala, no parque, no corredor, ou em qualquer outro espaço da escola, permitindo que vocês vivenciem diferentes papéis, expressando suas emoções e aprendendo a lidar com elas, conhecendo o próprio corpo, suas capacidades e limites.
 
Proporcionaremos a vocês o contato com diferentes materiais estruturados ou não (bolas, cordas, sucatas, etc.), a fim de que vocês experimentem várias possibilidades de brincar. As produções artísticas também farão parte da nossa caminhada como pinturas, colagens, modelagens, desenhos (com diferentes suportes), dança, teatro e música, ampliando gradativamente nosso repertório e ressaltando que todas as produções são importantes e ricas para apreciação.
 
Estimularemos uma alimentação saudável em que vocês provem novos sabores, bem como hábitos de higiene e cuidado com o próprio corpo para que progressivamente tenham autonomia de fazer por si próprios.
 
Sabemos que teremos muitas conquistas e desafios durante o ano, mas contamos com a participação da sua família nesse processo. Juntos podemos fazer mais e melhor por vocês.
 
Suas professoras,
 
Carla, Eleiriane, Luciana e Rute.

 
5. Carta de Intenção Embasada pelo BNCC

Olá, sejam muito bem-vindos.
 
Nossa sala é formada por __ agrupamentos de __crianças, cada um, totalizando uma sala de __crianças. Trabalharemos ao longo do ano em parceria, sendo __ professoras por período (manhã e tarde), e eventualmente contaremos com a colaboração das professoras módulos e demais profissionais da unidade escolar, quando necessário.
 
Sabemos que o primeiro contato que a criança tem com a escola é um momento único e especial, tanto para a família quanto para a escola. Partindo desse pressuposto, nós, professoras, acolhemos as crianças com o maior afeto possível, demonstrando serenidade e principalmente mostrando segurança para os pequenos iniciantes do convívio escolar.
 
Ficar bem na escola, envolve muitos fatores e, basicamente, os sentimentos de duas pessoas: mãe e filho, por isso, o período de adaptação varia de criança para criança, e deve ser avaliado individualmente, podendo ser interrompido ou prolongado de acordo com a necessidade da criança.
 
Esta fase é marcada pela interação, construção da identidade e pela expressão de sentimentos. Assim, as atividades para esta fase, são pontuadas com momentos em que as crianças possam gradualmente dirigir suas próprias ações, ou seja, as crianças aprendem sobre si mesmas, suas próprias competências e estabelecem uma relação de interação e confiança com o outro mais próximo, aprendendo desta forma a lidar com a realidade.
 
Embasada pelo BNCC (Base Nacional Curricular Comum), Currículo Integrador e Indicadores de Qualidade, o trabalho pedagógico desenvolvido na sala, terá como norteador os campos de experiências descritos nesses documentos, que são:

  • O eu, o outro e nós;
  • Corpos gestos e movimentos;
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação;
  • Traços, sons, cores e formas;
  • Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações;

E dentro desse eixos, intencionamos trabalhar:

  • Estimulação tátil;
  • Observação e identificação de imagens diversas;
  • Reconhecimento do eu, como sujeito;
  • Reconhecimento do outro, na interação entre os colegas do mesmo agrupamento e nas integrações com os demais agrupamentos;
  • Exploração dos ambientes da unidade escolar;
  • Estimulação verbal, através de conversas, audição de músicas, sons de brinquedos, etc;
  • Estimulação visual, através de objetos, vídeos e livros de histórias com sons e coloridos;
  • Estimulação motora, em atividades de exploração dos movimentos corporais;
  • Músicas com gestos e cantigas de roda;
  • Estímulo à autonomia, na medida em que as crianças são estimuladas e auxiliadas na resolução de desafios; calçar um calçado, retirar ou guardar agendas, etc;
  • Fomento à imaginação e criatividade com brincadeiras dirigidas e livres, e nos cantinhos de interesse;

Juntamente com esse processo de acolhimento, trabalharemos com as famílias, para que como as crianças, essas também estabeleçam uma relação de parceria e confiança no trabalho desenvolvido diariamente no CEI pelos profissionais, possibilitando o acesso às atividades planejadas e desenvolvidas e dialogando sobre o desenvolvimento das crianças via agenda, conversas individuais e em grupos nas reuniões que teremos ao longo do ano.
 
Estimulando o cuidado consigo mesmo em momentos de higiene, após o uso do banheiro, antes e após as refeições, além do cuidado pelo outro, intencionamos desenvolver com as crianças atitudes de cooperação, amizade, cuidado com os pertences próprios e os de uso coletivo.
 
Por meio das atividades pedagógicas planejadas, buscamos estimular as percepções tátil/motor, visual, oral, olfativa e auditiva dos pequenos; desenvolvendo também as habilidades que envolvem a lateralidade, equilíbrio, coordenação motora fina e grossa, oralidade, afetividade, autonomia, cooperação, integração e interação com o meio e com todos, adultos e crianças.
 
Tudo isso por meio de brincadeiras livres e dirigidas, rodas de conversas, cantinhos com diferentes propostas, histórias, músicas, danças, vídeos, atividades artísticas com diferentes recursos e suportes.
 
A avaliação do processo pedagógico será contínua, levando em consideração os processos vivenciados pelas crianças, constituindo-se em um instrumento de reorganização de objetivos, conteúdos, procedimentos, etc. Todo este trabalho será feito através de observação e registro dos progressos dos pequeninos.
 
Nossas atividades serão sempre pensadas e repensadas, para o melhor desenvolvimento de todas as crianças. Estaremos sempre a disposição para esclarecer eventuais dúvidas que possam surgir no decorrer do ano, bem como para acolher sugestões que possam enriquecer e contribuir para o crescimento das crianças.


2023.05.18