5 Cartas de Leitor: O Que É e Exemplos para Aprender

Confira exemplos de carta de leitor: um gênero textual utilizado quando um cidadão quer se posicionar de maneira crítica a respeito de algum tema relevante no momento, com texto escrito com linguagem concisa, assertiva e, geralmente, em tamanho curto.

O Que é a Carta de Leitor?

Na carta de leitor, predomina o tipo textual argumentativo e expositivo, pois nela o autor geralmente expõe sua opinião sobre o tema se utilizando de argumentos para embasar a sua perspectiva.

Qualquer cidadão pode escrever uma carta de leitor perante alguma notícia ou reportagem, por exemplo, à qual pretende tecer uma crítica, que deve ser feita de forma objetiva e argumentativa com o intuito de impactar e influenciar a direção e o leitor com aquela opinião. A carta é escrita em 1.ª pessoa e deve ter destinatário e remetente.

A estrutura da carta de leitor deve conter:

  • Vocativo (nome da revista ou jornal);
  • Introdução;
  • Desenvolvimento;
  • Conclusão;
  • Despedida;
  • Assinatura.

Confira exemplos de cartas de leitor e comece a produzir a sua!

Exemplos de Cartas de Leitor

1. Carta de Leitor: Crítica Negativa à Reportagem

“Uma parcela significativa das reportagens é misógina ou sobre assuntos ditos universais, mas que, na verdade, interessam a apenas uma parcela da sociedade, como o futebol. Quase cancelei a Newsletter, que leio todas as manhãs, quando uma das sugestões era uma reportagem sobre Paola Oliveira ter postado uma foto sem calcinha. Para acompanhar fotos da Paola Oliveira em redes sociais basta eu simplesmente seguir a Paola Oliveira nas redes sociais.”

Luisa Teixeira Viotti (São Paulo, SP)

2. Carta de Leitor: Impedimento

Sempre fui contra a lei do impedimento no futebol, pois se jogam 11 contra 11, tem então um marcando um do time contrário. O torcedor vai ao estádio para ver gol, e ver seu time vencer. Então que aconteçam os gols. Porém, domingo (25/06), aquele gol anulado por impedimento do atacante estava à frente contra o meu Botafogo, eu aplaudi, achei bom demais. Então, que deixem a lei do impedimento. Vou deixar de ser contra.

José Osvaldo de Siqueira. Jardins Atenas – Goiânia/GO

3. Carta de Leitor para Revista de Turismo

Salvador, 25 de novembro de 2019

Caros Editores da Revista Viajar o Mundo,

Antes de mais nada, gostaria de agradecer a matéria publicada no mês de outubro intitulada “Lugares Insalubres do Planeta” pela riqueza de detalhes e beleza das fotos.

Após ler a matéria, fiz uma lista dos locais que me interessam conhecer, uma vez que sou guia turístico e um grande viajante explorador de lugares.

No entanto, tenho uma sugestão para o próximo mês, a inclusão de uma matéria sobre as ilhas Cayman. Estive ali durante dois anos de minha vida e pude contemplar belezas naturais deslumbrantes. Parabéns pelo trabalho!

Agradeço a atenção!

Eduardo Romaria dos Santos

4. Carta de Leitor à Revista Adolescente

São Paulo, 14 de julho de 2014

Olá Pessoal da Revista Teen Feminina,

Meu nome é Amanda e tenho 15 anos. Adorei a matéria sobre o primeiro beijo e gostaria de sugerir uma matéria completa sobre o namoro na adolescência. Sou fã da revista, compro todo o mês!

Além dessas matérias importantes na adolescência, adoro a seção de moda e acessórios. Tenho feito algumas adaptações nas roupas e acessórios que tenho no guarda-roupa e pensei em sugerir um espaço para a reciclagem de artigos de moda na revista de vocês, assim poderia me inspirar e também nós, leitoras, poderíamos enviar nossas ideias. Abraços e até a próxima!

Amanda Matias Siqueira

5. Carta de Leitor: Crítica Positiva

“Parabéns para a revista pela matéria sobre os pedidos de “última refeição” dos condenados à morte. Achei muito interessante, respeitosa até, a maneira como a revista abordou o assunto. Mas fiquei surpreso com a generosidade do condenado Philip Workman, além de achar uma crueldade não terem atendido seu último pedido. O homem era um assassino condenado, mas tentou realizar um último ato de bondade antes de morrer e não foi atendido. Acho que todos deveriam ter o direito de tentar se redimir e acalmar um pouco a consciência. Pelo menos o gesto inspirador dele motivou outras pessoas a realizarem seu desejo. Só a Mundo Estranho para trazer matérias tão interessantes sobre assuntos que ninguém merece! Parabéns, pessoal. George Andrade, por e-mail.”


2023.08.26