5 Exemplos de Relatório Descritivo de Aluno
No relatório descritivo do aluno são registradas suas habilidades, desenvolvimento, sugestões e possibilidades de intervenção. Confira exemplos de relatório descritivo de aluno e tudo o que deve constar neste documento tão importante para o histórico escolar.
O que é o Relatório Descritivo do Aluno?
O relatório descritivo do aluno registra a evolução do estudante do ensino infantil ou fundamental, priorizando os aspectos cognitivos e comportamentais, além dos sociais, suas habilidades e vivências.
Cada relatório é único! Ele não deve obter apenas constatações, mas também deve incluir a proposta pedagógica e as estratégias para a superação das dificuldades.
Esse documento será utilizado na confecção do histórico escolar permanente do aluno, por isso deve ser escrito de maneira clara, sem ambiguidades, contradições e julgamentos.
A linguagem deve ser clara, simples e precisa e o documento deve ser feito de forma corrida, apresentando uma conexão e sequência lógica na exposição dos diferentes aspectos analisados.
Exemplos de Relatório Descritivo de Aluno
1. Relatório Individual para Criança da Educação Infantil:
Nome do aluno:
Idade:
Observando o desempenho do aluno Pedro Henrique no último semestre, percebe-se o seu progresso no desenvolvimento de diversas habilidades cognitivas, comportamentais e sociais.
O aluno demonstrou ser uma criança reservada, porém alegre e carinhosa. No início do primeiro semestre, era mais resistente às regras e gostava de ficar um pouco mais isolado, mas, aos poucos, foi se adaptando ao convívio com os colegas e se socializando bem. Na hora do lanche se recusava a sentar-se com todos à mesa, mas com o tempo foi aprendendo a compartilhar os momentos juntos com os colegas.
Nos momentos de realização das atividades individuais e em grupo, a criança só realizava as atividades e participava das dramatizações e dinâmicas mediante a intervenção da professora.
O aluno apresentava, também, dificuldade em se concentrar por muito tempo na explicação da professora e se dispersava com facilidade.
Demonstrou ser pontual com as atividades de casa, mas apresentou, algumas vezes, lentidão para concluir as atividades em sala de aula por não conseguir se manter concentrado, sendo necessária a intervenção da professora muitas vezes durante a realização das atividades.
Em relação aos cuidados pessoais, o aluno apresentou bons hábitos de higiene e uma boa adesão aos hábitos ensinados na escola, apresentando uma excelente autonomia para se alimentar sozinho, lavar as mãos antes e após as refeições, após as brincadeiras e após usar o sanitário.
Na aprendizagem, o aluno apresentou um ótimo desenvolvimento psicomotor, identifica as cores formas, sabe estabelecer comparações entre pequeno/grande, alto/baixo, tem um bom desenvolvimento nas habilidades de leitura, interpretação e escrita.
Na expressão oral, a criança só expõe suas ideias mediante a solicitação da professora, mas consegue organizar informações para expor com coerência.
Na matemática em algumas situações necessita da ajuda da professora para resolver operações de adições e subtrações.
No segundo semestre, muitas atividades foram introduzidas, mas, também outras importantes precisavam ser consolidadas pela criança como roda de música, roda de história, brincadeiras dirigidas, experiências e o contato com diversos papéis, tintas, giz de cera e de lousa, com o intuito de desenvolver a criatividade. Por meio das encenações teatrais, vídeos e músicas contribuímos para a ampliação da imaginação das crianças.
É importante que o aluno treine diariamente a leitura, a escrita para organizar melhor as ideias na construção de frases e pequenos textos, bem como treinar operações matemáticas simples.
A prática dessas habilidades desperta o interesse e a atenção da criança, desenvolvendo a imaginação, a criatividade, a expressão das ideias e o prazer pela leitura, escrita e resolução de problemas para que o aluno continue avançando.
______________________________________________Professor
______________________________________________
Professor
______________________________________________
Coordenador
2. Relatório Descritivo de Aluno Semestral – Adriane de Lima Barros
Considerando os objetivos trabalhados durante o 1º semestre do decorrido ano, foi possível constatar que a aluna Adriane de Lima Barros tem demonstrado um bom desempenho no que diz respeito à leitura e escrita. Lê com fluência qualquer tipo de texto, porém, apresenta certa dificuldade em fazer conexões da leitura com a realidade.
Foi observado que, no início do ano letivo, em ocasiões de atividades de produção textual, a aluna apresentou dificuldades em criar textos. Ocasionalmente escreve algumas palavras faltando letras, escrevendo por exemplo: agus para alguns; cando para quando; dento para dentro; entre outras.
É muito esforçada e sempre tem buscado mais informações sobre os assuntos apresentados em classe e apesar de ser um pouco inibida, expressa as suas opiniões sobre os conteúdos trabalhados.
Em Língua Portuguesa, a aluna demonstrou certa dificuldade em identificar palavras com Hiatos, pois sempre as confundia com as palavras com ditongos. Outro conteúdo que ainda se mostra confuso para ela é identificar palavras com oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas, no entanto, este assunto ainda está sendo trabalhado.
Em matemática, ela desenvolveu-se bem na maior parte dos conteúdos, realiza cálculos simples envolvendo adição, subtração e multiplicação, apresentando dificuldades apenas em organizar o números aleatórios em ordem crescente e decrescente, bem como em fazer a decomposição de números.
Apesar de ser um pouco tímida, a aluna se socializa muito bem com os demais colegas, sempre cooperando nas atividades em grupo e aceitando as sugestões da professora.
Possui uma excelente compreensão acerca da importância da preservação do meio ambiente para beneficiar as gerações futuras, tem adotado cuidados com o corpo e com o ambiente escolar.
A aluna demonstra uma ótima aptidão para as artes, pois em todos os trabalhos que realiza, é possível notar bastante dedicação e capricho.
Nas disciplinas que requerem muita interpretação textual, como ciências, geografia e história, a aluna apresenta lentidão em realizar as atividades, pois a mesma, por vezes, tem sentido dificuldades na interpretação dos enunciados, dificuldade esta, que vem sendo trabalhada ao longo do semestre e que tende a deixar de ser um agravante no processo de ensino e aprendizagem da aluna em questão.
É importante ressaltar que a aluna, apesar das dificuldades normais que tem enfrentado, apresenta-se como uma ótima educanda, é esforçada e determinada. Considerando os aspectos da aprendizagem, vale pontuar que a mesma tem avançado muito e tende a eliminar brevemente os pontos negativos apresentados neste relatório.
3. Relatório Descritivo do Aluno – Allana Mayra da Silva Mesquita
Analisando de forma processual o desempenho da aluna, foi possível considerar que a mesma está desenvolvendo-se pausadamente no processo de ensino e aprendizagem.
Possui uma boa integração social com os colegas de classe é participativa nas atividades em grupo e que envolvem arte. É bastante carismática e sempre pronta em ajudar, aceita as opiniões dos colegas e professores, respeitando-os e mantendo boas relações com eles.
Apresenta algumas dificuldades de leitura e interpretação de texto. Costuma escrever palavras faltando letras. Algumas vezes escreve palavras que deveriam estar no plural só que sem a letra S.
Desenvolve-se bem em operações matemáticas referentes a adição, valores relativo e absoluto, sistema de numeração decimal, centenas, milhar entre outros. Apresentando dificuldades em decompor números e fazer a devida composição dos mesmos e também em resolver problemas matemáticos, por conta da má compreensão dos enunciados.
A aluna concentra-se muito pouco nas aulas, bem como nas atividades, demonstrando pouco interesse em desenvolver-se. Tem carecido em realizar atividades que são enviadas para casa, e em sala de aula realiza as atividades de forma parcial. Frequentemente esquece os livros em casa.
O seu desempenho nas demais disciplinas mostra-se por vezes comprometido devido à falta de concentração, visto que tais disciplinas como ciências, geografia e história requerem boa interpretação textual e atenção. Tal dificuldade da aluna nesse aspecto, provocou um baixo desempenho nas primeiras avaliações bimestrais.
4. Relatório Descritivo do Aluno com Bom Desenvolvimento
Seu processo de adaptação à nova turma foi tranquilo uma vez que continuou com a mesma turma e a mesma professora. Seu convívio com os demais adultos presentes na escola é excelente. Relaciona-se muito bem com todos os colegas. É uma criança muito tranquila, independente e criativa sendo muito organizada com seu material individual e coletivo.
Respeita as regras e combinados (da escola e da sala de aula). Tem um ótimo comportamento. Participa de todas as atividades propostas com prazer. Em alguns momentos apresenta timidez. É assídua e pontual.
Revela habilidades motoras, coordenação motora fina, sequência lógica, percepção visual e capacidade de análise adequados à sua idade.
Quanto à assimilação e fixação dos conteúdos é excelente, independente e realiza todas as atividades. Apresenta atenção e concentração em sala de aula e é participativa.
Faz leitura de palavras, frases e pequenos textos assim, como o registro dos mesmos, sem auxílio da professora. Séria e classifica objetos. Reconhece e registra os numerais fazendo o uso adequado dos mesmos no dia a dia.
Participa com interesse dos projetos interdisciplinares, têm noção de si mesma, família, escola, alimentação e profissão.
Professora Luziane Nonato Pereira
Junho de 2013
5. Relatório Descritivo do Aluno – Cumprimento dos Objetivos Estabelecidos
Durante o ano letivo, o (nome do estudante) apresentou o comportamento esperado para a faixa etária e cumpriu com os objetivos estabelecidos. Sua capacidade de leitura e escrita se ampliou e atualmente, consegue até mesmo formar frases mais longas sem intervenção do professor.
Além disso, tem muita familiaridade com os números, sem dúvidas nas dezenas e ainda demonstra facilidade para lidar com os sinais de adição e subtração.
Na maioria das atividades artísticas se mostra pouco motivado, preferindo terminar os exercícios de forma rápida, mesmo que com algumas falhas. Nas disciplinas que envolvem pintura é onde mais se destaca, sendo caprichoso e organizado. Nas demais disciplinas, o (nome do estudante) costuma ter muitas curiosidades, principalmente relacionadas aos fatos do passado.
Sua relação com os colegas de classe também é boa. Ele conversa com facilidade e geralmente é escolhido como representante dos grupos em que está incluso. Apesar de ter permanecido com um mesmo grupo de amigos todo o ano, não demonstrava resistência para realizar atividades com outros colegas.
Nos últimos meses, o estudante tem frequentado aulas de reforço e esperamos que assim, sua capacidade de interpretação e raciocínio lógico se ampliem.