Carta de Reclamação de Produto com Defeito

Quando compramos algo, esperamos o melhor desse produto. Por isso, encontrar um defeito é razão para um forte desapontamento, o que acaba gerando a necessidade de redigir uma Carta de Reclamação de Produto com Defeito.

Esse modelo é muito importante e nos ajuda a buscar a resolução do problema logo em primeiro momento. E para que você não tenha dúvidas ao fazer esse processo, explicamos melhor sobre ele abaixo, além de disponibilizar um modelo pronto ao final. Confira:

Para que serve a Carta de Reclamação de Produto com Defeito?

Ao utilizar uma Carta de Reclamação de Produto com Defeito, é possível expor o problema, detalhando o erro visto no funcionamento, bem como o tempo de uso do produto, especificando assim o prazo de garantia do mesmo.

Além disso, essa carta serve para que solicite algum retorno quanto à questão, podendo se tratar de um ajuste do produto que já possui, troca por modelo de igual ou maior valor e até mesmo o ressarcimento do valor pago.

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Regras para a Carta de Reclamação de Produto com Defeito:

Diante de sua importância, é importante ficar atento a alguns detalhes essenciais com relação a esse modelo, dando validade ao que é dito ao mesmo passo em que se agiliza o processo, visto que apresentar informações completas tende a agilizá-lo.

Sendo assim, confira abaixo aquilo que não pode faltar ao confeccionar sua reclamação nesse sentido:

  • Especificação do produto;
  • Valor pago;
  • Data de compra;
  • Forma com a qual deseja resolver o problema;
  • Identificação do remetente.

Modelo pronto:

Cidade _________________________, ___/___/______

À Empresa __________________________

Assunto: Reclamação de produto com defeito

Na data de ____ de ________________________ de _______, realizei a compra de ______________________________, conforme cópia da nota fiscal que segue em anexo, tendo pago o valor de R$ _______________ por meio de ___________________________________________. Contudo, o bem em questão apresentou como defeito ______________________________________________________________.

Diante disso, solicito à empresa fornecedora a resolução do impasse, me amparo para tanto no próprio Código de defesa do consumidor, uma vez que é dito em seu Artigo 18, parágrafo 1°, Inciso I, que:

I – A substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso.

Com isso, é dado a empresa o prazo de 10 dias para retorno efetivo a contar a partir do recebimento da presente carta, sendo importante ressaltar que a contrariedade disso irá gerar medidas judiciais cabíveis.

Aguardo retorno.

Atenciosamente,

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2022.11.23