Carta de Reclamação: Assunto para 4º ano
A Carta de reclamação é um modelo importante que costuma ser aprendido no 4º ano, onde alguns elementos já devem ser tratados com maior atenção, como a capacidade crítica e argumentativa dos alunos.
Apesar disso, é um assunto bem específico e podem acabar surgindo dúvidas sobre como realizar um plano de aula sobre o tema, além de exemplos que podem te ajudar a falar sobre. Para sanar todas essas questões, basta seguir conferindo o post logo abaixo:
O que é uma Carta de Reclamação?
Chamamos de Carta de Reclamação um subgênero que faz parte das Cartas, gênero textual de evidente importância tanto nos estudos quanto no nosso cotidiano, como nesse caso em que é utilizada para, de fato, reclamar.
Nesse sentido, a reclamação se refere a uma insatisfação anteriormente apresentada, fazendo com que o descontentamento precise ser devidamente argumentado, informando o problema e também as razões que lhe fizeram reclamar sobre ele.
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Como fazer um plano de aula para Carta de Reclamação?
Para tratar esse assunto em sala de aula, será essencial traçar um plano, pensado nas atividades a serem feitas e também nos suportes utilizados para que os alunos possam compreender a temática por completo.
Assim, comece tratando uma estratégia de leitura, onde exemplos de cartas prontas podem ser apresentadas aos alunos. Posterior a esse, podem realizar uma leitura crítica, identificando o problema e as razões que o ligam a uma insatisfação.
É importante também que haja uma atividade de confecção para essa carta, onde os alunos poderão utilizar da sua criatividade para criar uma situação a ser reclamada, precisando argumentar aquilo que pensou.
Dessa maneira, esse assunto se mostra muito importante do ponto de vista do conhecimento dos gêneros e subgêneros textuais, bem como do exercício de argumentação, escrita, leitura e interpretação.
Exemplo de Carta de Reclamação:
Confira abaixo um exemplo de Carta de reclamação, sendo possível o utilizar para a análise e discussão a ser proposta com a sua turma de 4º ano:
São Paulo, 21 de Novembro de 2022
À Empresa Milion,
Eu, Carolina dos Santos, realizei uma compra de um celular no modelo K20, marca Suiça, em 18 de Novembro do presente ano, na própria loja física. Esse ato foi feito em razão das ótimas análises técnicas sobre o aparelho no que diz respeito ao seu funcionamento.
Contudo, o mesmo vem apresentando problemas para inicialização desde o primeiro uso, visto que o produto não me permite finalizar o processo de configuração, tornando impossível o seu uso, mesmo que diante de diversas tentativas feitas.
Diante disso, desejo demonstrar o meu descontentamento com o produto, e recorro ao suporte da loja, para que possa realizar a devida troca ou devolução do valor pago, tendo em vista a urgência pelo uso do aparelho.
Assim, formalizo a reclamação e solicito um retorno ágil o quanto antes.
Atenciosamente,
Carolina dos Santos.